Espaço SER- Psicologia

MISSÃO:

Ampliar a promoção do “cuidado amoroso”¹ e o desenvolvimento humano mantendo sempre a qualidade de excelência.

Objetivos:

OBJETIVOS:

Nosso objetivo é difundir para um maior número de pessoas, uma psicologia diferenciada, focada no “cuidado amoroso”¹, para promoção do desenvolvimento emocional. Visamos não apenas oferecer atendimentos de qualidade como também ensinar aos terapeutas como cuidar do ser humano dessa forma respeitosa e amorosa.

Estratégias de atuação:

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO:

Para buscar a nossa missão e objetivos, o Espaço SER Psicologia trabalha com dois pilares principais de atuação:

1- O primeiro é focado no cuidado oferecido a todas as pessoas, sejam clientes, alunos, profissionais etc.

1.1- Em nossos meios digitais visamos sempre trazer reflexões que possam tocar emocionalmente cada pessoa estimulando a troca de experiencias e “ampliação de fronteiras”.

1.2- No nosso Espaço físico, valorizamos sempre promover um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir à vontade para falar de suas dificuldades e necessidades emocionais com um sentimento de familiaridade e conforto.


2- O segundo pilar é focado na educação continuada.

2.1- Constante qualificação dos profissionais da equipe do Espaço, com novas técnicas e metodologias de atuação, bem como participação de workshops emocionais para constante desenvolvimento pessoal.

2.2- Para o público em geral, mas principalmente para os Psicólogos ou alunos de graduação em Psicologia, estamos sempre criando e oferecendo atividades de qualificação, para que eles se desenvolvam não apenas teoricamente, mas também técnica e praticamente. Acima de tudo, a nossa proposta é promover um aprendizado humanizado para que os terapeutas se tornem mais humanos e amorosos com seus clientes.


Definições:

1-“cuidado amoroso”- Entendemos como cuidado amoroso o estabelecimento de uma relação acima de tudo, humanizada, de amor e respeito pela totalidade da pessoa que chega pedindo ajuda. Acreditamos que esse cuidado deve ser sem julgamentos ou preconceitos, acolhendo as dores do cliente, de uma maneira onde passamos a fazer parte dessa história para assim melhor acolher e promover o suporte terapêutico.


domingo, 26 de abril de 2020

Uma visão sobre o Coronavírus:


   Uma visão sobre o Coronavírus:
   Tenho uma visão um pouco diferenciada desse vírus e tudo o que estamos vivendo nesse momento e gostaria de compartilhar com vocês!
   Não encaro esse vírus como um “inimigo invisível” como tem se falado. Sem dúvidas o Corona é quase uma entidade, que pode ser letal em alguns casos ou completamente imperceptível em outros, mas não entendo que seja um inimigo e sim, um veículo de transformação.
   Seu poder é gigantesco, mas não falo isso apenas por ter proporções mundiais ou pelos números assustadores que acompanhamos em diferentes países e culturas. Observo essa grandeza também, a partir, do potencial dessa entidade de nos mostrar o quanto sabemos muito pouco! Justo nós, os seres humanos e considerados a espécie evoluída?
   Estamos nos vendo reféns, guardados em nossas casas por não sabermos ao certo o que fazer.    Acredito que é exatamente esse confronto com o “não saber” e não ter respostas, que está mexendo tanto com o nosso ego enquanto seres superiores pensantes. Esse medo do desconhecido nos leva, enquanto raça humana, a ter nossas emoções a flor da pele e, com cada vez menos controle. Isso nos leva a irmos aos extremos, mostrando o nosso melhor lado vendo tanto o surgimento de diversos projetos sociais e o cuidado com o outro, como também o nosso pior lado, com as grandes reações de agressividades, como por exemplo o aumento da violência doméstica.
   Mas acredito que tudo isso é o que conseguimos ver e entender ainda nessa tentativa de olhar logicamente para toda essa situação. Não digo aqui, que não tenhamos que tentar entender dessa forma, eu mesma fui buscar meus referenciais teóricos da Gestalt Terapia e da Constelação familiar para me embasar. Proponho aqui, que cada um possa dar um próximo passo para olhar para a totalidade e correr o risco de perceber o que entendo ser a real grandeza dessa entidade.
   Esse vírus traz à tona, pra mim, à tona a consciência do “Ubuntu”, e nos mostra que somos todos iguais. Independente de raça, dinheiro, ou profissão, todos estamos suscetíveis a contraí-lo ou quem sabe de adoecer. Estamos também aprendendo que todos fazemos parte de uma grande teia de conexão em que quando cuidamos de nós mesmos, estamos não apenas fazendo a nossa parte, mas também ajudando o outro e toda a nossa sociedade.
   E ainda acredito que mais do que isso, estamos aprendendo a reconhecer não só a existência, mas também a dar um enorme valor a essa teia invisível que pode nos aproximar. O vírus tem nos estimulado a explorar o mundo da internet e o virtual, que nada mais é do que a materialização, não muito concreta, dessa teia que nos conecta.
Essa é uma microscópica entidade, que não somos capazes de enxergar com nossos olhos, mas somos capazes de sentir sua presença em nossos corpos, mentes e corações. Ela tem um poder avassalador, mas, de construção de realidades.
   Estamos vivendo, sem dúvidas, tempos antes nunca vividos, onde estamos tendo uma oportunidade não apenas de aprender, mas também de ampliar as nossas visões e enxergar além do que nossos olhos nus são capazes de ver.
   Nos vemos em uma realidade em que temos a escolha clara de fazer tudo do mesmo jeito e provavelmente sofrer mais, ou nos abrir para o pouco, ou nada conhecido, e utilizar as nossas capacidades de adaptação criativa para que seja possível ampliar as nossas fronteiras e nos aproximarmos mesmo que virtualmente de quem amamos.
   Mais uma vez podemos observar que o amor é capaz de construir e nos dar forças para ir além da nossa familiaridade.
   Concluindo, acredito que essa entidade “o Vírus”, veio trazer a possibilidade de todos nós seres humanos, de enxergar além, modificando os nossos conceitos enquanto sociedade e mostrando o poder do amor e do invisível!
   Essa é apenas a minha opinião, ninguém precisa concordar comigo, mas adoraria poder conversar caso alguém concorde comigo, bem como terei o enorme prazer de ouvir quem pense algo diferente.    Acredito que o mais importante, é estarmos juntos fazendo parte dessa história, pois assim somos mais fortes!

Nathália Villela de A. Bezerra.





Ser psi nas redes:

https://instagram.com/serpsicologiarj?igshid=ahh5efn3xr40


https://www.facebook.com/SerPsicologiaRJ/




3 comentários:

  1. Sem dúvidas que a situação gerada pelo vírus nos leva à transformação! Mas será que todos são receptivos à mudança de pensamento e ação? Será que a ventania que chacoalhou meus galhos também fez com que as folhas de outras árvores caíssem? Precisamos nos despir de nós mesmos para reformular os pensamentos, os hábitos e, principalmente, resignificar nossas vidas a partir dessa experiência. Tarefa árdua, complicada, mas certamente valiosa!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela sua contribuição!!!
    Não podemos dizer que todos serão igualmente atingidos da mesma forma! E tudo bem!
    Cada um tem o seu aprendizado nessa história! Mas é exatamente por isso que estamos sempre tentando promover reflexões.
    Se pudermos ampliar os questionamentos, a consciência e as discussões saudáveis, estaremos contribuindo com o todo e com nós mesmos!!
    Acreditamos que para quem está disposto a evoluir, a vida é sempre um despir-se de ideias, padrões... Mas tudo tem o seu tempo!!
    Novamente obrigada. Muito rico seu comentário!!

    ResponderExcluir
  3. Bela percepção sobre o momento atual. Percebo que a mudança deverá ser Agora (já), o amanhã já poderá ser tarde.

    ResponderExcluir