Espaço SER- Psicologia

MISSÃO:

Ampliar a promoção do “cuidado amoroso”¹ e o desenvolvimento humano mantendo sempre a qualidade de excelência.

Objetivos:

OBJETIVOS:

Nosso objetivo é difundir para um maior número de pessoas, uma psicologia diferenciada, focada no “cuidado amoroso”¹, para promoção do desenvolvimento emocional. Visamos não apenas oferecer atendimentos de qualidade como também ensinar aos terapeutas como cuidar do ser humano dessa forma respeitosa e amorosa.

Estratégias de atuação:

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO:

Para buscar a nossa missão e objetivos, o Espaço SER Psicologia trabalha com dois pilares principais de atuação:

1- O primeiro é focado no cuidado oferecido a todas as pessoas, sejam clientes, alunos, profissionais etc.

1.1- Em nossos meios digitais visamos sempre trazer reflexões que possam tocar emocionalmente cada pessoa estimulando a troca de experiencias e “ampliação de fronteiras”.

1.2- No nosso Espaço físico, valorizamos sempre promover um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir à vontade para falar de suas dificuldades e necessidades emocionais com um sentimento de familiaridade e conforto.


2- O segundo pilar é focado na educação continuada.

2.1- Constante qualificação dos profissionais da equipe do Espaço, com novas técnicas e metodologias de atuação, bem como participação de workshops emocionais para constante desenvolvimento pessoal.

2.2- Para o público em geral, mas principalmente para os Psicólogos ou alunos de graduação em Psicologia, estamos sempre criando e oferecendo atividades de qualificação, para que eles se desenvolvam não apenas teoricamente, mas também técnica e praticamente. Acima de tudo, a nossa proposta é promover um aprendizado humanizado para que os terapeutas se tornem mais humanos e amorosos com seus clientes.


Definições:

1-“cuidado amoroso”- Entendemos como cuidado amoroso o estabelecimento de uma relação acima de tudo, humanizada, de amor e respeito pela totalidade da pessoa que chega pedindo ajuda. Acreditamos que esse cuidado deve ser sem julgamentos ou preconceitos, acolhendo as dores do cliente, de uma maneira onde passamos a fazer parte dessa história para assim melhor acolher e promover o suporte terapêutico.


quinta-feira, 28 de junho de 2012

Gestalt e Depressão:

    A incidência da depressão está aumentando a cada dia e por esse motivo considero relevante falar do assunto para promover o conhecimento. Muitas pessoas me perguntam se a terapia pode auxiliar no processo de depressão ou se apenas com a intervenção medicamentosa é que o problema será resolvido.

    Assim como cada pessoa é única, também preciso avaliar cada caso para responder corretamente essa pergunta, mas pela minha experiência o medicamento sozinho melhora o sintoma, mas não resolve o problema sem um apoio terapêutico. Na maioria dos casos, a parceria entre terapeuta e o psiquiatra é essencial para a melhora real dessa doença.

    Em casos mais leves, ou iniciais, acredito que a terapia sozinha pode segurar a evolução da patologia e em muitos casos, tirar a pessoa desse quadro. Principalmente uma terapia com base na Gestalt, que é centrada nos sentimentos.
    Uma pesquisa feita na Inglaterra, na Universidade de Exter, sugere:
    “Uma nova intervenção contra os sintomas da depressão – estimular pensamentos concretos. De acordo com o artigo publicado na Psychological Medicine, uma das características mais frequentes do transtorno são reflexões negativas sobre situações do passado. A técnica consiste basicamente em incentivar os pacientes a questionar esses eventos, bem como as questões atuais, e a enxerga-los de outros pontos de vista, o que pode ajudar a melhorar a capacidade de resolver problemas”. *
    A Gestalt trabalha de forma semelhante, pois buscamos resignificar as experiências de cada pessoa. Não podemos mudar o passado, mas podemos transformar com o cliente a intensidade, ou até mesmo o sentimento dessa vivencia atualmente.  
    Ao acessar uma memória, seja contando a história, reproduzindo-a ou desenhando a cena, abrimos a possibilidade de resignificá-la, tornando-a, quem sabe, menos dolorida. A pessoa pode ver o que tem hoje em si, que é diferente do passado e ter certeza de que hoje poderia agir diferente, assim lhe dando mais segurança e transformando toda a experiência.
    A Gestalt vai trabalhar com a depressão indo diretamente na causa emocional desse transtorno, buscando identificar e trabalhar a tristeza e a as cenas difíceis do passado e também do presente, buscando a estrutura e a força do cliente para conseguir lidar e superar essa dificuldade.
     Eu e toda a equipe do Espaço, estamos à disposição para qualquer ajuda e esclarecimento sobre o processo terapêutico, a Gestalt e sua forma de atuação e sobre a depressão.
    Um excelente final de semana a todos.

Nathália Villela de A. Bezerra.

* Fonte: Revista Mente e Cérebro, Ano XIX, N. 232.

Nenhum comentário:

Postar um comentário