Espaço SER- Psicologia

MISSÃO:

Ampliar a promoção do “cuidado amoroso”¹ e o desenvolvimento humano mantendo sempre a qualidade de excelência.

Objetivos:

OBJETIVOS:

Nosso objetivo é difundir para um maior número de pessoas, uma psicologia diferenciada, focada no “cuidado amoroso”¹, para promoção do desenvolvimento emocional. Visamos não apenas oferecer atendimentos de qualidade como também ensinar aos terapeutas como cuidar do ser humano dessa forma respeitosa e amorosa.

Estratégias de atuação:

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO:

Para buscar a nossa missão e objetivos, o Espaço SER Psicologia trabalha com dois pilares principais de atuação:

1- O primeiro é focado no cuidado oferecido a todas as pessoas, sejam clientes, alunos, profissionais etc.

1.1- Em nossos meios digitais visamos sempre trazer reflexões que possam tocar emocionalmente cada pessoa estimulando a troca de experiencias e “ampliação de fronteiras”.

1.2- No nosso Espaço físico, valorizamos sempre promover um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir à vontade para falar de suas dificuldades e necessidades emocionais com um sentimento de familiaridade e conforto.


2- O segundo pilar é focado na educação continuada.

2.1- Constante qualificação dos profissionais da equipe do Espaço, com novas técnicas e metodologias de atuação, bem como participação de workshops emocionais para constante desenvolvimento pessoal.

2.2- Para o público em geral, mas principalmente para os Psicólogos ou alunos de graduação em Psicologia, estamos sempre criando e oferecendo atividades de qualificação, para que eles se desenvolvam não apenas teoricamente, mas também técnica e praticamente. Acima de tudo, a nossa proposta é promover um aprendizado humanizado para que os terapeutas se tornem mais humanos e amorosos com seus clientes.


Definições:

1-“cuidado amoroso”- Entendemos como cuidado amoroso o estabelecimento de uma relação acima de tudo, humanizada, de amor e respeito pela totalidade da pessoa que chega pedindo ajuda. Acreditamos que esse cuidado deve ser sem julgamentos ou preconceitos, acolhendo as dores do cliente, de uma maneira onde passamos a fazer parte dessa história para assim melhor acolher e promover o suporte terapêutico.


quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Como lidar com situações dificeis?!

Muitas vezes pedimos que sejamos fortes para dar conta de alguma situação. A reação normal da maioria das pessoas, como diz o próprio nome é reagir, ou seja, agir de pronto, num impulso de sobrevivência e resistência.
Ter força, realmente ajuda em muitos momentos em que somos mais exigidos ou precisamos nos defender de algo, entretanto, em grande parte das situações, se conseguirmos ter calma e principalmente a coragem de olhar para a situação antes de reagir, podemos reduzir os danos e o desgaste para todos os envolvidos.
Ao contrário do que muitos pensam, ter calma pode ser uma grande virtude. Na maioria das vezes, conhecer a si próprio e ao outro, ou a situação, reduz grande parte da dor, ansiedade e incômodos.
Organizando esse post, me deparei com uma frase de autor desconhecido, que fez sentido pra mim e resolvi dividir com vocês:
"É preciso ter força para ser firme,
Mas é preciso ter coragem para ser gentil.
É preciso ter força para se defender,
Mas é preciso ter coragem para abaixar a guarda.
É preciso ter força para ganhar uma guerra,
Mas é preciso ter coragem para se render.
É preciso ter força para estar certo,
Mas é preciso ter coragem para ter dúvida.
É preciso ter força para manter se em forma,
Mas é preciso ter coragem para ficar de pé.
É preciso ter força para sentir a dor de um amigo,
Mas é preciso ter coragem para sentir as próprias dores.
É preciso ter força para esconder os próprios males,
Mas é preciso ter coragem para demonstrá-los.
É preciso ter força para suportar o abuso,
Mas é preciso ter coragem para fazê-lo parar.
É preciso ter força para ficar sozinho,
Mas é preciso ter coragem para pedir apoio.
É preciso ter força para amar,
Mas é preciso ter coragem para ser amado.
É preciso ter força para sobreviver,
Mas é preciso ter coragem para viver".

Um ótimo final de semana a todos!
Nathália Villela de A. Bezerra.

5 comentários:

  1. Eu acredito,piamente que o próprio processo de se ter força na vida se dá através de um exercício de se buscar dentro de si mesmo a sua força de restabelimento e autocura. Precisamos acreditar, acima de tudo em nós mesmos e em nossa prática profissional pricípalmente acreditar que aquele outro, que nos procura, como uma pessoa, que vai ajudar ele a se ajudar, acreditar que aquela pessoa por mais limitada que possa parecer de início tem o seu tempo interno e acima de tudo potêncial.Tenham uma boa semana caras colegas e precisando esterei as ordens! Eklivann Marcel(Psicólogo(crp-15/2444) arteterapeuta,e concluinte do instituto Erickson.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Eklivann. Muitas pessoas estão precisando ver e acreditar em seu potencial de mudar.
      Obrigada.
      Nathália Villela de A. Bezerra.

      Excluir
  2. Muito boa essa reflexão sobre a coragem, Nathália. No acumular experiências para o verdadeiro auto-conhecimento entendemos que enquanto não dominamos o medo não crescemos. E percebemos que o medo vem daquela parte negra da personalidade. Quanto mais nos iluminamos com o aprendizado das boas experiências isso vai se tornando uma realidade.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom ser ajudada por profissionais

    ResponderExcluir