Espaço SER- Psicologia

MISSÃO:

Ampliar a promoção do “cuidado amoroso”¹ e o desenvolvimento humano mantendo sempre a qualidade de excelência.

Objetivos:

OBJETIVOS:

Nosso objetivo é difundir para um maior número de pessoas, uma psicologia diferenciada, focada no “cuidado amoroso”¹, para promoção do desenvolvimento emocional. Visamos não apenas oferecer atendimentos de qualidade como também ensinar aos terapeutas como cuidar do ser humano dessa forma respeitosa e amorosa.

Estratégias de atuação:

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO:

Para buscar a nossa missão e objetivos, o Espaço SER Psicologia trabalha com dois pilares principais de atuação:

1- O primeiro é focado no cuidado oferecido a todas as pessoas, sejam clientes, alunos, profissionais etc.

1.1- Em nossos meios digitais visamos sempre trazer reflexões que possam tocar emocionalmente cada pessoa estimulando a troca de experiencias e “ampliação de fronteiras”.

1.2- No nosso Espaço físico, valorizamos sempre promover um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir à vontade para falar de suas dificuldades e necessidades emocionais com um sentimento de familiaridade e conforto.


2- O segundo pilar é focado na educação continuada.

2.1- Constante qualificação dos profissionais da equipe do Espaço, com novas técnicas e metodologias de atuação, bem como participação de workshops emocionais para constante desenvolvimento pessoal.

2.2- Para o público em geral, mas principalmente para os Psicólogos ou alunos de graduação em Psicologia, estamos sempre criando e oferecendo atividades de qualificação, para que eles se desenvolvam não apenas teoricamente, mas também técnica e praticamente. Acima de tudo, a nossa proposta é promover um aprendizado humanizado para que os terapeutas se tornem mais humanos e amorosos com seus clientes.


Definições:

1-“cuidado amoroso”- Entendemos como cuidado amoroso o estabelecimento de uma relação acima de tudo, humanizada, de amor e respeito pela totalidade da pessoa que chega pedindo ajuda. Acreditamos que esse cuidado deve ser sem julgamentos ou preconceitos, acolhendo as dores do cliente, de uma maneira onde passamos a fazer parte dessa história para assim melhor acolher e promover o suporte terapêutico.


quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Expectativas e Frustrações!

Após falar de tantas mudanças e inicio de ano, essa semana resolvi falar um pouco sobre as expectativas e frustrações. Para isso vou fazer das palavras de um grande mestre Abel Guedes as minhas.

“A expectativa “dona da verdade” é cheia de promessas e garantias... Ilude-nos com a crença de que é possível estarmos totalmente preparados, que fomos, somos e seremos sempre iguais, que o amanhã é como o hoje e o ontem. Nada muda”!

Entretanto sabemos que não é bem assim que o mundo funciona, pois tudo muda o tempo todo e com isso automaticamente vem à frustração, pois a “frustração é o não aceitar o inesperado do viver”!

“Ah! Frustração! Essa “coisa ruim” que toma conta da gente toda vez que somos enganados e nos enganamos, percebemos a novidade, somos surpreendidos pelo inesperado. Ela costuma ser percebida pela expectativa, aquela que nos ajuda a nos preparar para o que virá.
A frustração que sucede a expectativa, quando o esperado não se revela, é sempre “coisa ruim”, desconforto, dor que não temos como evitar. Pega-nos “torto”, deixa-nos sem ânimo, sem rumo, sem graça, frustrados, magoados, raivosos ou, num dos mais sofridos estados, insensíveis”.

Mas “admitindo “pode ser que” tornamo-nos capazes para viver (em vez de evitar) a dor que emerge da frustração frente ao surpreendente que se mostra a cada instante. Aceitando e sentindo a dor permitimos que ela passe, que outras emoções se revelem, que emerjam alternativas, que o original se mostre e que sejamos potentes para acolhe-los”.

Portanto, sempre é bom e produtivo fazermos planos, metas e principalmente sonhos, mas devemos sempre lembrar a possibilidade de algo não acontecer ou pelo menos não como imaginamos, para assim conseguirmos ter forças e estrutura para se adaptar a nova situação, sem tanto sofrimento.

Colhi essas sábias palavras do livro Acorde: Conversas e Pontos de Vista de Abel Guedes. Editora Perspectiva, 2009.

Até a semana que vem com um novo post! (será?)
Nathália Villela de A. Bezerra.

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