Espaço SER- Psicologia

MISSÃO:

Ampliar a promoção do “cuidado amoroso”¹ e o desenvolvimento humano mantendo sempre a qualidade de excelência.

Objetivos:

OBJETIVOS:

Nosso objetivo é difundir para um maior número de pessoas, uma psicologia diferenciada, focada no “cuidado amoroso”¹, para promoção do desenvolvimento emocional. Visamos não apenas oferecer atendimentos de qualidade como também ensinar aos terapeutas como cuidar do ser humano dessa forma respeitosa e amorosa.

Estratégias de atuação:

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO:

Para buscar a nossa missão e objetivos, o Espaço SER Psicologia trabalha com dois pilares principais de atuação:

1- O primeiro é focado no cuidado oferecido a todas as pessoas, sejam clientes, alunos, profissionais etc.

1.1- Em nossos meios digitais visamos sempre trazer reflexões que possam tocar emocionalmente cada pessoa estimulando a troca de experiencias e “ampliação de fronteiras”.

1.2- No nosso Espaço físico, valorizamos sempre promover um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir à vontade para falar de suas dificuldades e necessidades emocionais com um sentimento de familiaridade e conforto.


2- O segundo pilar é focado na educação continuada.

2.1- Constante qualificação dos profissionais da equipe do Espaço, com novas técnicas e metodologias de atuação, bem como participação de workshops emocionais para constante desenvolvimento pessoal.

2.2- Para o público em geral, mas principalmente para os Psicólogos ou alunos de graduação em Psicologia, estamos sempre criando e oferecendo atividades de qualificação, para que eles se desenvolvam não apenas teoricamente, mas também técnica e praticamente. Acima de tudo, a nossa proposta é promover um aprendizado humanizado para que os terapeutas se tornem mais humanos e amorosos com seus clientes.


Definições:

1-“cuidado amoroso”- Entendemos como cuidado amoroso o estabelecimento de uma relação acima de tudo, humanizada, de amor e respeito pela totalidade da pessoa que chega pedindo ajuda. Acreditamos que esse cuidado deve ser sem julgamentos ou preconceitos, acolhendo as dores do cliente, de uma maneira onde passamos a fazer parte dessa história para assim melhor acolher e promover o suporte terapêutico.


quinta-feira, 29 de março de 2012

Arriscar é Viver?

      Completando o tema do risco nas escolhas, lembrei de uma parábola antiga sobre os potes de barro da qual gosto muito.
      Disponibilizo abaixo para cada um ler e refletir.

 Nathália Villela de A. Bezerra.



"PARÁBOLA DOS POTES DE BARRO"

HAVIAM DOIS GRANDES E BELOS POTES DE BARRO QUE CONVERSAVAM
ENTRE SI NO CANTO DE UM QUINTAL!:
-AH .... QUE TÉDIO, QUE VIDA! VIVER AQUI, EXPOSTO A TUDO,
SOL, VENTO, CHUVA, CALOR ... POR MAIS QUE EU
ME PROTEJA, COMO SOBREVIVEREI? AQUI ESTOU PERFEITAMENTE
TAMPADO, LACRADO PARA PROTEGER-ME E AINDA
ASSIM SINTO-ME AMEAÇADO, VAZIO. NÃO VEJO GRAÇA EM ESTAR AQUI ....
O OUTRO POTE TRANQUILAMENTE RESPONDEU:
-CAI A CHUVA E EU A RECEBO. VEM O VENTO E EU O
SINTO BEM DENTRO DE MIM. VEM O SOL E ME LEVA
AS GOTAS QUE RETORNAM PARA O CÉU. E NEM POR ISSO SINTO-ME
AMEAÇADO .....
-ORA, GRANDE VANTAGEM! SEU INTERIOR NÃO GUARDA MAIS A
COR ORIGINAL COMO O MEU, SUA COR VAI FICANDO
CADA DIA MAIS DIFERENTE. VOCÊ NÃO É MAIS O MESMO ...
-SIM (RESPONDEU O OUTRO) E ISSO ME ALEGRA! MEU INTERIOR
TRANSFORMA-SE A CADA DIA, À MEDIDA QUE NOVAS
COISAS ME PENETRAM. POSSO SENTIR CADA CRIATURA QUE ME VISITA
E CADA UMA DELAS DEIXA ALGO DE SI PARA
MIM, ASSIM COMO DEIXO PARA ELAS, POUCO A POUCO, A MINHA COR.
-É, MAS VOCÊ NÃO TEM MAIS PAZ! A TODO INSTANTE VOCÊ É
SOLICITADO, CARREGAM VOCÊ TODO O DIA PARA
LEVAR ÁGUA, AO PASSO QUE EU PERMANEÇO NO MEU LUGAR.
NINGUÉM ME INCOMODA. QUANDO SE APROXIMAM, JÁ
SEI QUE É A VOCÊ QUE ELES QUEREM.
-SIM, SE ME SOLICITAM É PORQUE TENHO ALGO A DAR, E
O QUE DÔO NÃO É DIFERENTE DO QUE VOCÊ PODE
DAR. DEIXO-ME ENCHER PELA ÁGUA DA CHUVA, QUE CAI TANTO
SOBRE MIM COMO SOBRE VOCÊ. ENCHO-ME ATÉ
TRANSBORDAR. OUTROS SERES PRECISAM DESTA ÁGUA E EU OS
SIRVO. ESVAZIO-ME E DEIXO-ME ENCHER DE NOVO.
ASSIM MINHA VIDA É UM CONSTANTE DAR E RECEBER. ENQUANTO
ISSO DESINSTALO-ME, SAIO DO MEU PEQUENO MUNDO
E VOU AO ENCONTRO DE OUTROS MUNDOS. JÁ CONHECI POTES
DIVERSOS, ANIMAIS, PESSOAS TANTAS COISAS E
SERES ... E CADA UM FAZ-ME PERCEBER AINDA MAIS O POTE QUE SOU.
-NÃO SEI, MAS SE VOCÊ CONTINUAR ASSIM, BREVEMENTE SERÁ
UM POTE QUEBRADO, GASTO, E ENTÃO, DE QUE
ADIANTARÁ TUDO ISTO?
-CREIO QUE SE DESGASTO A CADA DIA É PARA SER POSSÍVEL
LEVAR A VIDA A OUTROS SERES. VEJO QUE O MAIS
IMPORTANTE NÃO É SER UM POTE INTACTO TAL COMO FUI FEITO,
MAS UM POTE DE VALOR NO QUAL ESTOU ME
TORNANDO. SE VOU DURAR POUCO TEMPO, NÃO IMPORTA; SE O
POUCO TEMPO QUE EU VIVER TROUXER-ME
ALEGRIAS E FIZER-ME SENTIR CADA VEZ MAIS O QUE É SER
POTE, ISSO ME BASTA .....
JÁ ERA TARDE, O SOL JÁ HAVIA SE ESCONDIDO QUANDO OS
DOIS SE CANSARAM DE FALAR. O POTE AB ERTO, SEN TINDO-SE
CANSADO, LOGO ADORMECEU, O QUE NÃO FOI POSSÍVEL PARA O
OUTRO POTE. ELE NÃO CONSEGUIRA DORMIR, POIS
ALGUMAS PALAVRAS DITAS PELO COMPANHEIRO VINHAM-LHE À MENTE E NÃO O DEIXAVAM EM PAZ.
TRANSFORMAR O INTERIOR! PAZ! ESVAZIAR-SE! DEIXAR-SE ENCHER!
DEIXAR ALGO DE SI! SER POTE! DESINSTALAR-SE! SAIR
DO SEU PEQUENO MUNDO! SER FELIZ! SER ÚTIL! LEVAR ALEGRIA!
HUMANIDADE! PACIÊNCIA! MANSIDÃO!
NA MANHÃ SEGUINTE, ENQUANTO UM POTE ACORDAVA, O OUTRO
DORMIA, PORQUE FORA GRANDE O SEU ESFORÇO
PARA TIRAR A TAMPA QUE O ACOMPANHAVA HÁ TANTO TEMPO.


DO LIVRO " AS MAIS BELAS PARÁBOLAS DE TODOS OS TEMPOS"-
DE ALEXANDRE RANGEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário