Espaço SER- Psicologia

MISSÃO:

Ampliar a promoção do “cuidado amoroso”¹ e o desenvolvimento humano mantendo sempre a qualidade de excelência.

Objetivos:

OBJETIVOS:

Nosso objetivo é difundir para um maior número de pessoas, uma psicologia diferenciada, focada no “cuidado amoroso”¹, para promoção do desenvolvimento emocional. Visamos não apenas oferecer atendimentos de qualidade como também ensinar aos terapeutas como cuidar do ser humano dessa forma respeitosa e amorosa.

Estratégias de atuação:

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO:

Para buscar a nossa missão e objetivos, o Espaço SER Psicologia trabalha com dois pilares principais de atuação:

1- O primeiro é focado no cuidado oferecido a todas as pessoas, sejam clientes, alunos, profissionais etc.

1.1- Em nossos meios digitais visamos sempre trazer reflexões que possam tocar emocionalmente cada pessoa estimulando a troca de experiencias e “ampliação de fronteiras”.

1.2- No nosso Espaço físico, valorizamos sempre promover um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir à vontade para falar de suas dificuldades e necessidades emocionais com um sentimento de familiaridade e conforto.


2- O segundo pilar é focado na educação continuada.

2.1- Constante qualificação dos profissionais da equipe do Espaço, com novas técnicas e metodologias de atuação, bem como participação de workshops emocionais para constante desenvolvimento pessoal.

2.2- Para o público em geral, mas principalmente para os Psicólogos ou alunos de graduação em Psicologia, estamos sempre criando e oferecendo atividades de qualificação, para que eles se desenvolvam não apenas teoricamente, mas também técnica e praticamente. Acima de tudo, a nossa proposta é promover um aprendizado humanizado para que os terapeutas se tornem mais humanos e amorosos com seus clientes.


Definições:

1-“cuidado amoroso”- Entendemos como cuidado amoroso o estabelecimento de uma relação acima de tudo, humanizada, de amor e respeito pela totalidade da pessoa que chega pedindo ajuda. Acreditamos que esse cuidado deve ser sem julgamentos ou preconceitos, acolhendo as dores do cliente, de uma maneira onde passamos a fazer parte dessa história para assim melhor acolher e promover o suporte terapêutico.


quinta-feira, 29 de novembro de 2012

As Emoções e o Corpo Físico



    O nosso trabalho enquanto Psicólogos e cuidar do bem estar do cliente.
    Enquanto Gestalt terapeuta, cuido do cliente de uma forma global, olhando atentamente para o seu todo, ou seja, corpo, mente e emoções.
    Pra mim é muito importante verificar com o cliente não apenas o que está acontecendo com a sua vida que o está afligindo, como também observar suas reações emocionais e até mesmo físicas em cada situação.
    Percebo que muitas vezes existe uma relação direta de algumas doenças ou sintomas com alguns sentimentos ou situações específicas.
    Encontrei um estudo que faz essa correlação que achei bem interessante. Não posso afirmar que  o estudo abaixo é exato, mas acredito que vale a pena o conhecimento e a reflexão, por isso divido abaixo.
    Como esse artigo é extenso, dividirei em dois posts para que cada um de vocês possa ler com calma e refletir um pouco antes das próximas informações.
     Permitam-se conhecer um pouco mais de si próprios.
Nathália Villela de A. Bezerra.


As Emoções e Sua Relação com os Nossos Órgãos.

O Fígado:

Ele é responsável por desmoronar e armazenar e reconstruir a matéria. Se a vida de uma pessoa desmorona, e não consegue realizar a tarefa de reconstrução, começa uma sensação de estar sobrecarregada, que pode criar ódio, raiva e ressentimento.
Muitas pessoas de fato estão sobrecarregadas pelas circunstâncias de suas vidas, mas o limite de cada um varia muito e, claro, muitas pessoas têm diferentes sintomas quando se sentem sobrecarregadas.
"Desmoronar é uma situação diretamente relacionada ao Baço
O Fígado é o grande processador das emoções, não somente da raiva." Medicina Holistica Integrativa


Os Pulmões:

Eles têm duas funções: inspirar a vida e expressar ideias através da fala. Se você tiver problemas com os pulmões, uma expressão está sendo sufocada, não consegue se expressar livremente, em alguma área de sua vida.
Quando uma palavra subjuga uma criança, a criança pode se tornar muito barulhenta e sempre empurra os outros para apenas ouvir, que é um dos órgãos do corpo e sua relação com a estimulação de emoções em os pulmões, ou desistir, porque somos oprimidos e fechar nossa comunicação, e depois temos os pulmões fracos.
Geralmente, se você tem problemas pulmonares, é porque precisa ser ouvida e aprender novas formas de comunicação.
A meditação reduz o stress e se elas aprendem a fazê-lo corretamente é muito útil, mas se o fizerem apenas um curto período de tempo não vai obter o efeito desejado.


Estômago:

É a assimilação das experiências de nossos ideais, e o que se sente e também o que acontece, não consegue-se digerir as coisas corretamente, então, o estômago pode adoecer, como o resultado de preocupação ele cria uma fenda entre a mente e as emoções.
Lembre-se novamente que se sente também com o que acontece, e para muitas pessoas esse sentimento é a verdade. Assim, todos temos muitas questões ao mesmo tempo, tudo está acontecendo intensamente e todo o tempo, sendo eles mesmos que estão criando tudo isso, como são os padrões de comportamento, então você tem que olhar.


O Pâncreas:

Isso tem a ver com o açúcar e a doçura da vida, pode ser danificada por amargura.


Rim:

Envolvem emoções e são os processadores do canal de água mais importante, porque é onde são armazenado os temores resultantes dos traumas, que possam prejudicar a vitalidade dos blocos individuais a sua motivação e entusiasmo. Quando o medo é armazenado nos rins, o indivíduo se tornará incapaz de lidar com situações emocionais no futuro.


O Baço:

Mantêm fracassos, desejos de morte, apatia, e se uma pessoa enfrenta mais dificuldades do que ele pode suportar, pode desistir, pode-se acreditar que ele realmente falhou e perdeu a vontade de viver, e seu desejo de viver.
Os problemas de circulação e digestão, a preguiça, porque os sentimentos estão morrendo, e você tem que intelectualizar tudo, e você sente esse tipo de apatia e interiormente suporta alimentando-o. É um problema do baço.
"Desmoronar é uma situação diretamente relacionada ao Baço”.
 

As gônadas:

Eles armazenam no inconsciente, quando uma pessoa deixa a sua capacidade de lidar consigo mesmo por meio de drogas, álcool, lesões, acidentes, quando você perde o seu próprio empoderamento, energias além do nosso controle podem envolver e nos possuir.
Algumas pessoas que deixaram a vida tomar o seu próprio rumo em qualquer área, já que a natureza não gosta de um vácuo e há buracos na aura, então geralmente têm coisas que lhes são inerentes.


Coração:

É sobre o amor, e sobre os danos ao coração devido à perda, quando você confia em alguém de uma pessoa em um, e que nos leva a temer mais perdas, bem como possessividade, ciúme, egoísmo, que é todo o dano que já sofreu o coração que está quebrado.


Vesícula Biliar:

Ele é o precursor de ter problemas cardíacos e está danificado pelo medo da perda, e todas as tensões resultantes de uma falta de confiança na vida.
É a ansiedade sobre o futuro e aqui está a olhar para a questão da concepção, se os pais não são bons quando você foi concebido, se a alma passou por um momento de trauma e não eram bem-vindos para a nova encarnação, e é uma grande decepção a alma no caminho que os pais vão cuidar da criança, problemas entoam na vesícula biliar.


A mama:

Elas representam o aspecto feminino de nutrientes, bem como a sexualidade e armazena os sentimentos da mulher sobre sua sexualidade e como os homens a vê.
Portanto, se há um trauma sexual, a repressão, o ressentimento em relação às expectativas de seu papel, então pode acontecer a qualquer dano.


Pernas:

Eles nos levam para frente, podemos dizer, os problemas surgem quando a pessoa não teve a coragem de dar um passo atrás. Muitas vezes é porque essas pessoas não tiveram o apoio que ele ou ela sentiu necessidade, e, em seguida, começar a ter problemas com as pernas.


Mãos:

Correspondem ao dar e receber, e o problema se desenvolve quando uma pessoa não se sente igual aos outros, e não pode encontrar o justo equilíbrio entre dar e receber. Isso tem a ver com se você usar sua força de vontade ou cessionários.
Este desequilíbrio é causado por um ego superdesenvolvido ou a falta de auto-estima.


O Pescoço:

É a parte flexível da coluna, é o equilíbrio da sua vontade com flexibilidade. A gola é uma tensão, rígida no pescoço que sente muito duro, quando mantém alguns conceitos rígidos e estes são desafiados.

Via: Ayurveda Tibetano. As emoções e os órgãos internos




quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Última palestra de 2012!



No dia 08 de Dezembro, teremos a última palestra desse ano do Espaço SER Psicologia!
O tema de encerramento não poderia ser diferente, a palestra será: “Promessas de final de ano. Como a Psicologia pode auxiliar para se tornarem reais”. (teórico - vivencial). Palestrante: Nathália Villela de A. Bezerra (CRP 05/30508).

Depois dessa palestra faremos uma pausa e retornaremos com as atividades em Fevereiro de 2013 com muitas novidades e temas interessantes.


As palestras acontecem às 10h e têm 1:30 min. de duração.
Inscrições e informações pelo telefone 2256-5055 ou 8811-4276.
Valor por palestra: 15,00 Reais.
Coordenação: Nathália Villela de A. Bezerra.


Emitimos certificado de participação!

Entre em contato também caso desejem saber mais sobre algum tema. Teremos um enorme prazer de providenciar uma palestra sobre seu tema!
Equipe do Espaço SER Psicologia.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ponto Cego: O que é isso? Influencias na sessão terapêutica




Essa semana tivemos a palestra sobre Ponto Cego e para quem não pode estar presente fiz um recorte de dois trechos da base teórica da palestra.
A ideia de uma terapia para a Gestalt terapia é de que:

 “O processo terapêutico visa ao restabelecimento do si-mesmo pela integração das partes dissociadas da personalidade (Perls, 1988). Com isso, acredita-se que será restabelecida a autoconsciência e seu centramento nas escolhas que faz no aqui-e-agora. A conscientização fornece ao paciente a compreensão de suas próprias capacidades e habilidades e esse processo só pode se dar no momento presente (Robine, 2006; Perls, 1988)”. (Processo Dialogo e Awareness, Yontef).

 Portanto o trabalho é voltado em muitos momentos para a ampliação do campo emocional do cliente e assim a descoberta de novos instrumentos, histórias, etc que estavam esquecidas. Construímos com o cliente a descoberta de alguns pontos cegos.
Podemos entender um pouco mais do surgimento desses pontos cegos em nossas vidas abaixo:

 “Todas as vezes que há negação de sentimentos, o corpo, de uma forma ou de outra, demonstra o acontecimento, por intermédio de áreas perfeitamente conhecidas e outras com restrições que parecem modificar totalmente a estrutura do evento. A resistência ao reconhecimento de uma emoção cria verdadeiros problemas de relacionamento e de impossibilidades de percepção de determinados aspectos”. P 173-174. (Dicionário de Gestalt Terapia- D’Acri, Lima e Orgler).

 É impossível não termos pontos cegos, mas com certeza, quanto mais trabalho emocional tivermos, maior será o nosso campo e menos situações irão passar desapercebidas.
Terapeutas façam terapia e supervisão! Isso faz toda a diferença para um bom profissional.
Eu e toda a equipe do Espaço SER Psicologia estamos a disposição para qualquer ajuda, dúvidas ou sugestões.
Um ótimo final de semana a todos.

Nathália Villela de A. Bezerra.



Próxima Palestra será no dia 08/12:
Promessas de final de ano. Como a Psicologia pode auxiliar para se tornarem reais”. (teórico - vivencial). Palestrante: Nathália Villela de A. Bezerra (CRP 05/30508).