Espaço SER- Psicologia

MISSÃO:

Ampliar a promoção do “cuidado amoroso”¹ e o desenvolvimento humano mantendo sempre a qualidade de excelência.

Objetivos:

OBJETIVOS:

Nosso objetivo é difundir para um maior número de pessoas, uma psicologia diferenciada, focada no “cuidado amoroso”¹, para promoção do desenvolvimento emocional. Visamos não apenas oferecer atendimentos de qualidade como também ensinar aos terapeutas como cuidar do ser humano dessa forma respeitosa e amorosa.

Estratégias de atuação:

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO:

Para buscar a nossa missão e objetivos, o Espaço SER Psicologia trabalha com dois pilares principais de atuação:

1- O primeiro é focado no cuidado oferecido a todas as pessoas, sejam clientes, alunos, profissionais etc.

1.1- Em nossos meios digitais visamos sempre trazer reflexões que possam tocar emocionalmente cada pessoa estimulando a troca de experiencias e “ampliação de fronteiras”.

1.2- No nosso Espaço físico, valorizamos sempre promover um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir à vontade para falar de suas dificuldades e necessidades emocionais com um sentimento de familiaridade e conforto.


2- O segundo pilar é focado na educação continuada.

2.1- Constante qualificação dos profissionais da equipe do Espaço, com novas técnicas e metodologias de atuação, bem como participação de workshops emocionais para constante desenvolvimento pessoal.

2.2- Para o público em geral, mas principalmente para os Psicólogos ou alunos de graduação em Psicologia, estamos sempre criando e oferecendo atividades de qualificação, para que eles se desenvolvam não apenas teoricamente, mas também técnica e praticamente. Acima de tudo, a nossa proposta é promover um aprendizado humanizado para que os terapeutas se tornem mais humanos e amorosos com seus clientes.


Definições:

1-“cuidado amoroso”- Entendemos como cuidado amoroso o estabelecimento de uma relação acima de tudo, humanizada, de amor e respeito pela totalidade da pessoa que chega pedindo ajuda. Acreditamos que esse cuidado deve ser sem julgamentos ou preconceitos, acolhendo as dores do cliente, de uma maneira onde passamos a fazer parte dessa história para assim melhor acolher e promover o suporte terapêutico.


quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Ponto Cego: O que é isso? Influencias na sessão terapêutica




Essa semana tivemos a palestra sobre Ponto Cego e para quem não pode estar presente fiz um recorte de dois trechos da base teórica da palestra.
A ideia de uma terapia para a Gestalt terapia é de que:

 “O processo terapêutico visa ao restabelecimento do si-mesmo pela integração das partes dissociadas da personalidade (Perls, 1988). Com isso, acredita-se que será restabelecida a autoconsciência e seu centramento nas escolhas que faz no aqui-e-agora. A conscientização fornece ao paciente a compreensão de suas próprias capacidades e habilidades e esse processo só pode se dar no momento presente (Robine, 2006; Perls, 1988)”. (Processo Dialogo e Awareness, Yontef).

 Portanto o trabalho é voltado em muitos momentos para a ampliação do campo emocional do cliente e assim a descoberta de novos instrumentos, histórias, etc que estavam esquecidas. Construímos com o cliente a descoberta de alguns pontos cegos.
Podemos entender um pouco mais do surgimento desses pontos cegos em nossas vidas abaixo:

 “Todas as vezes que há negação de sentimentos, o corpo, de uma forma ou de outra, demonstra o acontecimento, por intermédio de áreas perfeitamente conhecidas e outras com restrições que parecem modificar totalmente a estrutura do evento. A resistência ao reconhecimento de uma emoção cria verdadeiros problemas de relacionamento e de impossibilidades de percepção de determinados aspectos”. P 173-174. (Dicionário de Gestalt Terapia- D’Acri, Lima e Orgler).

 É impossível não termos pontos cegos, mas com certeza, quanto mais trabalho emocional tivermos, maior será o nosso campo e menos situações irão passar desapercebidas.
Terapeutas façam terapia e supervisão! Isso faz toda a diferença para um bom profissional.
Eu e toda a equipe do Espaço SER Psicologia estamos a disposição para qualquer ajuda, dúvidas ou sugestões.
Um ótimo final de semana a todos.

Nathália Villela de A. Bezerra.



Próxima Palestra será no dia 08/12:
Promessas de final de ano. Como a Psicologia pode auxiliar para se tornarem reais”. (teórico - vivencial). Palestrante: Nathália Villela de A. Bezerra (CRP 05/30508).



Nenhum comentário:

Postar um comentário