“Transtornos psíquicos são a segunda causa de faltas e afastamento do trabalho e do estudo no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS)”.
Muitas vezes, as empresas preocupadas com sua produtividade aumentam a pressão e a cobrança sobre os resultados de seus funcionários. Geralmente esse acaba sendo o maior erro dos gerentes e das empresas, pois funcionando sobre muita pressão e cada vez mais estressado, aumentam muito as chances de um funcionário acabar caindo doente. Pode ser uma simples gripe, que já o deixará mais lento ou o empregado poderá desenvolver doenças mais graves que o afastarão temporariamente do trabalho e até mesmo problemas psiquiátricos.
A neurocientista Suzana Herculano confirma tal ideia, explicando que o funcionamento do cérebro fica fisicamente muito prejudicado em momentos de tensão extrema e afirma que ele precisa de um descanso, uma distração para funcionar melhor.
Portanto parar e tomar um café, batendo papo com os colegas sobre assuntos além do trabalho, por alguns instantes, pode ser organicamente essencial para a resolução dos problemas de trabalho e também da vida pessoal.
Tenho ficado muito preocupada com a qualidade de vida de todos os trabalhadores, pois tenho escutado com frequência que eles não precisam de lazer ou mesmo de terapia para cuidar dos seus problemas emocionais e ainda, que é mais fácil tomar um remédio para lidar com a ansiedade, outro para o estresse e porque não um ansiolítico para a depressão.
Estudos apontam que além dos exercícios físicos , como academias, ter um momento para cuidar de si (físico e mental) como um passeio ao ar livre, tem efeito melhor para a saúde global de cada pessoa do que os efeitos que podem ser alcançados com um medicamento.
Acredito que uma pessoa só consegue ser de fato feliz e produtiva, quando está minimamente bem em todos os ambitos da sua vida, incluindo o físico, emocional, mental, familiar, social etc.
Para alcançar esse bem estar, é necessário desenvolver um equilíbrio próprio, permitindo-se dar um tempo para cuidar de cada setor. Esse tempo é relativo e deve ser definido por cada pessoa, mas tenho visto com bastante frequência no consultório, pessoas que não conseguem dar-se nem mesmo uma hora por semana para cuidar de si.
Assim, defendo a ideia de que cada pessoa, como também as empresas, devem exercitar o olhar para sempre buscar o cuidado e a saúde global. Acredito que esse é o maior segredo para a obtenção de melhores resultados pessoais e empresariais.
Estamos à disposição com nossos serviços e também com toda a nossa equipe para eventuais esclarecimentos.
Nathália Villela de A. Bezerra.
Fonte texto: Heculano, Suzana; Quando pensar demais atrapalha, Revista Mente e Cérebro Ano XIX, N. 232.
Fonte: Heculano, Suzana; Quando pensar demais atrapalha, Revista Mente e Cérebro Ano XIX, N. 232.