O que muitos me perguntam, mas não são todas as abordagens da psicologia baseadas na conversa?
O conceito de dialógico vai muito além da conversa ou do diálogo propriamente dito.
Novamente lembramos que não vamos aprofundar aqui nenhum dos conceitos dessa abordagem, estamos explicando brevemente apenas para desmistificar algumas falas, que escutamos todo o tempo, de desconhecimento de como funciona a GT. Nosso foco é explicar de forma simples principalmente como essa linha funciona na prática para melhor entendimento de alunos, clientes ou curiosos da psicologia.
A Gestalt-terapia tem como proposta promover uma troca entre o cliente e o terapeuta.
Diferente de outras abordagens não existe o suposto saber que distância o terapeuta do cliente. A terapia baseia-se na TROCA humanizada entre ambas as partes. O terapeuta não sabe mais que o cliente principalmente no que diz respeito à vida do próprio.
Além das técnicas e estudos o terapeuta tem uma escuta especializada, ativa e cuidadosa para cada expressão do cliente (todo o conjunto além da fala) para ir construindo, juntamente com as demandas e necessidades do cliente, os melhores caminhos para a solução das questões trazidas.
O terapeuta tem um papel essencial de especialista para auxiliar o cliente mas isso é completamente diferente de saber o que é o melhor para o cliente. A relação é baseada na Troca e CONSTRUÇÃO EM CONJUNTO!
Vamos falar mais desse tema nos próximos posts!!
E aí? Você sabia dessa característica da Gestalt Terapia? Conhece essa diferença para outras abordagens? Conte pra gente o que achou dessa forma de atuação da GT? Ou se ainda tem alguma dúvida, pergunte aqui ou inbox. Vamos ter o prazer de responder criando novos posts!!
#serpsicologiarj #reflexoesdasemana #psicologia #psicologiaparainiciantes #gestalt #gestaltterapia #gestalttherapy #constelacaofamiliar #terapia #terapiaholistica #cursodegestaltterapia
Nenhum comentário:
Postar um comentário