Sempre podemos escolher, só não podemos fugir é da realidade de que toda escolha tem uma conseqüência, mas isso não precisa ser necessariamente ruim!
Estamos iniciando o trabalho de Orientação Vocacional no Espaço SER Psicologia e assim tem ficado cada vez mais claro a dificuldade não apenas dos adolescentes, mas de pessoas de todas as idades em escolher.
Tenho pensado sobre isso e não sei ainda se é a sociedade, a educação que estamos recebendo, mas estamos desaprendendo cada vez mais a organizar o pensamento para tomar uma decisão. Acho que tudo está sendo fornecido muito pronto e cada um está por sua vez engolindo, introjetando cada informação sem digerir, questionar ou mesmo assimilar.
Com isso cada vez as pessoas têm mais medo de escolher e aos poucos de viver, pois não existe vida sem escolha!
Amanhã falarei sobre Orientação Profissional e Escolhas na Rádio Bandeirantes 1360 AM, às 22h e resolvi antecipar meus pensamentos com vocês dividindo uma frase de Richard Bach, que fez muito sentido pra mim:
O PODER DE NOSSAS ESCOLHAS
Coisas ruins não são o pior que pode nos acontecer. O que de pior pode nos acontecer é NADA.
Uma vida fácil nada nos ensina. No fim, é o que aprendemos o que importa: o que aprendemos e como nos desenvolvemos.
Traçamos nossas vidas pelo poder de nossas escolhas. Quando nossas escolhas são feitas passivamente, quando não somos nós mesmos que traçamos nossas vidas, nos sentimos frustrados.
Uma pequena mudança hoje pode acarretar-nos um amanhã profundamente diferente. São grandes as recompensas para aqueles que têm a coragem de mudar, mas essas recompensas acham-se ocultas pelo tempo.
Geramos nossos próprios meios. Obtemos exatamente aquilo pelo que lutamos. Somos responsáveis pela vida que nó próprios criamos. Quem terá a culpa, a quem cabe o louvor, senão a nós mesmos? Quem pode mudar nossas vidas, a qualquer tempo, senão nós mesmos?
Deus sabe que isto é verdade.
Um bom final de semana a todos!
Nathália Villela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário