Espaço SER- Psicologia

MISSÃO:

Ampliar a promoção do “cuidado amoroso”¹ e o desenvolvimento humano mantendo sempre a qualidade de excelência.

Objetivos:

OBJETIVOS:

Nosso objetivo é difundir para um maior número de pessoas, uma psicologia diferenciada, focada no “cuidado amoroso”¹, para promoção do desenvolvimento emocional. Visamos não apenas oferecer atendimentos de qualidade como também ensinar aos terapeutas como cuidar do ser humano dessa forma respeitosa e amorosa.

Estratégias de atuação:

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO:

Para buscar a nossa missão e objetivos, o Espaço SER Psicologia trabalha com dois pilares principais de atuação:

1- O primeiro é focado no cuidado oferecido a todas as pessoas, sejam clientes, alunos, profissionais etc.

1.1- Em nossos meios digitais visamos sempre trazer reflexões que possam tocar emocionalmente cada pessoa estimulando a troca de experiencias e “ampliação de fronteiras”.

1.2- No nosso Espaço físico, valorizamos sempre promover um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir à vontade para falar de suas dificuldades e necessidades emocionais com um sentimento de familiaridade e conforto.


2- O segundo pilar é focado na educação continuada.

2.1- Constante qualificação dos profissionais da equipe do Espaço, com novas técnicas e metodologias de atuação, bem como participação de workshops emocionais para constante desenvolvimento pessoal.

2.2- Para o público em geral, mas principalmente para os Psicólogos ou alunos de graduação em Psicologia, estamos sempre criando e oferecendo atividades de qualificação, para que eles se desenvolvam não apenas teoricamente, mas também técnica e praticamente. Acima de tudo, a nossa proposta é promover um aprendizado humanizado para que os terapeutas se tornem mais humanos e amorosos com seus clientes.


Definições:

1-“cuidado amoroso”- Entendemos como cuidado amoroso o estabelecimento de uma relação acima de tudo, humanizada, de amor e respeito pela totalidade da pessoa que chega pedindo ajuda. Acreditamos que esse cuidado deve ser sem julgamentos ou preconceitos, acolhendo as dores do cliente, de uma maneira onde passamos a fazer parte dessa história para assim melhor acolher e promover o suporte terapêutico.


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Casamento e as Diferenças de Gênero!


    Segundo a autora Clene Salles, o gênero masculino é linear, constante, tem o raciocínio estruturado, lógico, matemático e hierárquico, enquanto que o gênero feminino, é circular; elas enxergam a vida como uma totalidade, valorizam minúcias, percepções sutis, o senso comunitário, a comunicação e a expressão.

    Somente essas características já tornam difícil o relacionamento entre pessoas do sexo oposto, ainda mais quando envolve construir uma nova família onde os elementos de origem familiar de cada um ganham força e presença.

     Por esses motivos, é que muitas vezes, para manter uma família unida e equilibrada, se faz necessária uma terapia de casal, pois auxilia a formação de acordos e alianças conjugais, separando-se dos mitos da família de origem.

    Brigas com sogras, intrigas com cunhadas etc. geralmente estão presentes em qualquer casal, mas se a relação a dois não estiver bem definida e clara e com um  objetivo em comum, provavelmente essa relação estará fadada a um desentendimento, nem que seja, no mínimo, pela forma diferente de estar no mundo.

    É possível existir harmonia em qualquer casal, mesmo com tantas diferenças, até mesmo as de gênero e as da história familiar. Para isso, muitas vezes a terapia de casal pode ser extremamente necessária.

     A terapia de casal, assim como a de família, se faz essencial em momentos de crise, quando algum problema eclode à tona, mas ela também pode funcionar em momentos mais tranquilos para auxiliar o casal a firmar seus pilares e coerência, podendo com isso evitar o surgimento de muitos problemas futuros.

     Experimentem! Vale a pena!!

     Eu e a equipe do Espaço SER Psicologia estamos a disposição para tirar dúvidas ou até mesmo atende-lo em casal ou família.

Nathália Villela de A. Bezerra.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dia do Psicólogo!

   Na proxima segunda, dia 27 de Agosto, é o do psicólogo!
   Recebemos esse vídeo em homenagem aos profissionais dessa área, feito pela editora Vetor e resolvemos compartilhar com todos vocês homenageando a todos os psicólogos e principalmente a toda a nossa equipe!



quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Não há Coragem Sem Medo!


      Muita gente tenta viver sua vida fingindo não ter medo de nada, só que isso impossível. Também não dá para viver uma vida tomada pelo medo, porque aí, o que não existe é a própria vida.
Esse é um assunto muito difícil de encontrar um equilíbrio, principalmente nos dias de hoje em que vivemos ameaçados pelos perigos sociais como assaltos, acidentes etc.
      Você leitor, tem medo de que?
     O medo é um mecanismo de defesa do nosso organismo que  auxilia a nos proteger e alertar quando devemos ter cautela nas situações. Por exemplo, uma criança que já levou um choque, tem medo de colocar a mão na tomada, pois conhece a sensação desagradável. Nesse caso, ela aprendeu a temer o choque.
     Não precisamos necessariamente vivenciar algo para temê-lo. Um homem, por exemplo, que tem medo de casamento, não obrigatoriamente foi casado antes. O medo está sempre ligado aos nossos sentimentos e ao significado que atribuímos a cada experiência.  Esse mesmo homem que teme casar-se pode, por exemplo, ter acompanhado um casamento falido de seus pais, ou mesmo estar ocupado dando conta de cuidar dos filhos de sua irmã que foram abandonados pelo Pai/marido/cunhado.
     Quantos de nós já não tivemos medo de uma prova na época da faculdade, ou mesmo medo de não ser aprovado no vestibular? Paradoxalmente, quanto mais vivemos e construímos nossas vidas, mais crescem também os medos, pois você passa a temer outras coisas: que seu marido deixe de gostar de você, depois que aconteça algo com seus filhos, mais tarde, medo de morrer.
     Existe quem tenha muita dificuldade de admitir que tem medo,  com base em uma crença de que isso seria demonstrar fraqueza. Mas fato é que não existe quem não tenha medo de alguma coisa e falar desse medo, pelo contrário, é um sinal de força e coragem, pois para enfrentarmos nossos medos, o primeiro passo e reconhecer que ele existe.
     Eu acredito que ter coragem é uma escolha, uma escolha de viver, pois para termos vida, precisamos enfrentar nossos medos a cada dia, ou então ficaremos trancados em casa esperando que algo de ruim possa vir a acontecer mesmo ali dentro. Não existe lugar seguro para o medo.
     Não existe coragem sem medo, como disse Edie Rickenbacker, mas eu iria um pouco além, acredito também que não existe prazer sem coragem, pois não há prazer maior do que enfrentar um medo enorme e ser bem sucedido! Consequentemente, não existe vida sem prazer, conquistas e superação e por esse motivo não existe vida sem medo.
     Portanto, o medo é bom, sim, mas também é essencial olhar para esses medos com carinho para conseguir encontra a sua coragem, arriscar-se e vencer. A vida não é feita só de vitórias, mas nossas derrotas podem nos trazer grandes ensinamentos para as próximas batalhas, afinal uma criança que teme levar choque e se cuida com certeza estará sendo mais saudável do que aquele que vive se queimando, se machucando ou mesmo levando choques.
     Nem sempre esse processo de autoconhecimento, e concretização da sua própria força e coragem é fácil. Nesse momento de dificuldade uma terapia pode ser essencial para poupar tempo e diminuir o sofrimento. Não tema pedir ajuda e procurar uma terapia, no mínimo você não estará sozinho com seus medos.

Nathália Villela de A. Bezerra.





quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Não Quero ter Razão, Quero é Ser Feliz!

     A vida é feita de dificuldades e superação, mas muitas vezes escuto as pessoas pensando em desistir de tudo. Quem nunca pensou em jogar tudo para o alto?
     Essa semana resolvi então dividir um texto de Fernando Pessoa, sobre enfrentar as diversidades do dia a dia.
     É com cada dificuldade que encontraremos a possibilidade de crescer e também de olhar para a vida através de outro ângulo. Peça ajuda da família, de um amigo, de um terapeuta, mas não desista, pois, como diz Pessoa, nosso castelo só será construído se juntarmos as pedras do caminho!                                                          
Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vitima dos problemas e se tornar um autor da própria história....
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Fernando Pessoa.

      Boa semana a todos!
Nathália Villela de A. Bezerra.