Espaço SER- Psicologia

MISSÃO:

Ampliar a promoção do “cuidado amoroso”¹ e o desenvolvimento humano mantendo sempre a qualidade de excelência.

Objetivos:

OBJETIVOS:

Nosso objetivo é difundir para um maior número de pessoas, uma psicologia diferenciada, focada no “cuidado amoroso”¹, para promoção do desenvolvimento emocional. Visamos não apenas oferecer atendimentos de qualidade como também ensinar aos terapeutas como cuidar do ser humano dessa forma respeitosa e amorosa.

Estratégias de atuação:

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO:

Para buscar a nossa missão e objetivos, o Espaço SER Psicologia trabalha com dois pilares principais de atuação:

1- O primeiro é focado no cuidado oferecido a todas as pessoas, sejam clientes, alunos, profissionais etc.

1.1- Em nossos meios digitais visamos sempre trazer reflexões que possam tocar emocionalmente cada pessoa estimulando a troca de experiencias e “ampliação de fronteiras”.

1.2- No nosso Espaço físico, valorizamos sempre promover um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir à vontade para falar de suas dificuldades e necessidades emocionais com um sentimento de familiaridade e conforto.


2- O segundo pilar é focado na educação continuada.

2.1- Constante qualificação dos profissionais da equipe do Espaço, com novas técnicas e metodologias de atuação, bem como participação de workshops emocionais para constante desenvolvimento pessoal.

2.2- Para o público em geral, mas principalmente para os Psicólogos ou alunos de graduação em Psicologia, estamos sempre criando e oferecendo atividades de qualificação, para que eles se desenvolvam não apenas teoricamente, mas também técnica e praticamente. Acima de tudo, a nossa proposta é promover um aprendizado humanizado para que os terapeutas se tornem mais humanos e amorosos com seus clientes.


Definições:

1-“cuidado amoroso”- Entendemos como cuidado amoroso o estabelecimento de uma relação acima de tudo, humanizada, de amor e respeito pela totalidade da pessoa que chega pedindo ajuda. Acreditamos que esse cuidado deve ser sem julgamentos ou preconceitos, acolhendo as dores do cliente, de uma maneira onde passamos a fazer parte dessa história para assim melhor acolher e promover o suporte terapêutico.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Workshop Familia e Profissão!


No próximo mês, darei um workshop com o tema família e profissão no Espaço SER Psicologia.
Esse workshop surgiu principalmente do meu trabalho com “genograma” (http://ser-psicologia.blogspot.com.br/2011/10/o-que-e-genograma.html), onde muitas vezes fica evidente a escolha profissional e também o porquê de algumas atitudes, influenciadas pelo sistema familiar.
Brinco com meus supervisandos, de que a escolha de ser psicólogo, nunca é à toa. Muitas vezes, é para ajudar a entender algo de sua vida e ou então para tentar entender sua família.
A estrutura familiar sempre está diretamente ligada às escolhas de uma pessoa, seja ela profissional ou não. É claro que essa influência pode ser positiva, mas em alguns casos, o modelo de família molda o caminho de cada indivíduo, até mesmo que seja para escolher qual caminho não seguir.
A família tem um poder muito grande no processo de aprendizado e consequentemente de escolha das pessoas. Já vi muitos casos em que um cliente escolhe seguir sua própria profissão, mas depois não consegue ser bem sucedido nela devido a suas alianças ou mitos familiares.
Nesse workshop pretendo focar nas relações familiares de cada participante, tentar promover uma conscientização e identificar algumas possibilidades de mudança desse sistema, para então facilitar a clareza de escolhas profissionais e gerais de cada integrante.
Para isso darei uma breve apresentação teórica de sistemas familiares e aplicarei uma técnica vivencial.


Dia 25 de Agosto
Workshop:
Família X Profissão: Como suas relações familiares podem estar influenciando na sua vida, seus relacionamentos e escolhas de um modo geral.”


Venha trabalhar e conhecer com este workshop:
- O trabalho com mundo de fantasia;
- O que é um experimento em Gestalt terapia;
- Perceber como sua história familiar pode estar influenciando sua vida, no dia de
    hoje;
- Descobrir habilidades para lidar com suas dificuldades;
- Elaborar sobre sua vida e escolha profissional.

 Valor do workshop: 80,00 Reias, com 4 horas de duração.


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cronograma Palestras!

Cronograma do 2º semestre 2012:

- 18/08- Palestra: A Cabala com Rafael Chiconeli e a Espiritualidade na Psicologia com Marcela Pavan.

25/08- Workshop “Família X Profissão: Como suas relações familiares podem estar influenciando sua vida, seus relacionamentos e escolhas de um modo geral.” Com Nathália Villela de A. Bezerra (CRP 05/30508).
 CONSULTE PARA MAIORES INFORMAÇÕES!! (carga horaria: 4 horas de duração)

- 15/09 - Palestra: Entendendo a Gestalt Terapia através da Arte. Palestrante: Nathália Villela de A. Bezerra (CRP 05/30508).

- 20/10 - Palestra: Heranças Familiares: Influencia da família em nossos clientes e em nós mesmos. Palestrante: Nathália Villela de A. Bezerra (CRP 05/30508).

- 10/11 – Palestra: Ponto Cego: O que é isso? Influencias na sessão terapêutica. Palestrante: Nathália Villela de A. Bezerra (CRP 05/30508).

 - 08/12 – Palestra: Promessas de final de ano. Como a Psicologia pode auxiliar para se tornarem reais. (vivencial). Palestrante: Nathália Villela de A. Bezerra (CRP 05/30508).

  

As palestras acontecem às 10h e têm 1:30 min. de duração.
Inscrições e informações pelo telefone 2256-5055 ou 8811-4276.
Valor por palestra: 15,00 Reais.
Valor Workshop: 80,00 Reias.
Coordenação: Nathália Villela de A. Bezerra.

Emitimos certificado de participação!



quinta-feira, 12 de julho de 2012

Psicologia X Espiritualidade

    Estas duas linhas de pensamento muitas vezes se correlacionam e também por esse motivo, muitas vezes os limites ficam confusos.



   Escolhemos para abrir nosso ciclo de palestras do segundo semestre de 2012 um espaço para essa discussão.
   Como a Espiritualidade por contribuir para a psicologia e também o contrário.
   Logo de início ambas buscam certo conforto e bem estar para as pessoas!
   O que você imagina que tem em comum?
   Nesta palestra falaremos de Cabala, o que é? Como se aplica no dia a dia? E a correlação com a contribuição para a psicologia, assim como a espiritualidade.
   Assim nossa palestra que acontecerá no dia 18 de Agosto.  
Palestra: A Psicologia e a Espiritualidade. Palestrante: Marcela Pimenta Pavan.  e A Cabala. Palestrante: Rafael Chiconeli (tempo: 2h de duração).

   Nessa palestras teremos como convidados:
   Rafael Chiconeli  que  é  Mestre em Cabala e fundador do Centro de Cabala Iniciática com sede no Rio de Janeiro. Conduz cursos de Cabala em todo o Brasil e é autor do livro "Cabala ao Alcance de Todos", onde partilha conhecimentos que obteve em anos de aprendizado no exterior. Iniciado nos Mistérios Cabalísticos é especializado na utilização desta milenar tradição para a excelência nos desempenhos espiritual, social e profissional do ser humano. http://cabalainiciatica.com.br/blog/?p=116

   Marcela Pimenta Pavan que é Psicóloga Clínica. Pós graduanda em terapia de casal e família pela PUC-R.J. Membro fundadora do Grupo Papeando com a Psicologia e atende ao grupo de pais e familiares da Instituição Associação Mão Amiga. acaminhodamudança.wordpress.com e www.grupopapeando.wordpress.com


quinta-feira, 5 de julho de 2012

A Gestalt nas Empresas!

    Tenho falado muito aqui no blog, do ponto de vista da clínica, mas no Espaço, oferecemos também consultoria e treinamento para empresas com o objetivo de otimizar resultados, gerenciamento do tempo e motivação dos funcionários.

    A Gestalt tem uma grande contribuição também, para essa área empresarial, pois com base nessa linha, não olhamos para o funcionário apenas como mais um empregado, mas sim como uma pessoa que tem as suas particularidades, sua família, suas demandas e suas motivações. 

    Segundo Muñoz e Vergel (2012), estudos empíricos têm mostrado que o uso da política de adaptação do trabalho às necessidades particulares dos funcionários, como flexibilidade de horário ou local de trabalho, reduz os níveis de conflito emocional do trabalhador, além de aumentar o comprometimento com a empresa e consequentemente com a produtividade.
    Atender a necessidades básicas de higiene, boas condições de local de trabalho e remuneração adequada são fatores que, se não seguidos, rapidamente contribuem para a falta de motivação e empenho dos funcionários. Entretanto, atender a essas necessidades básicas não é o suficiente para promover um maior comprometimento.
    De acordo com a teoria da Gestalt, o homem é formado por várias “instâncias” e entre as principais estão o corpo (saúde física), a mente (saúde emocional e psicológica) e o contexto (família, momento de vida etc.).
    Para melhor rendimento, cada uma dessas “instâncias” deve estar constantemente cuidada e é exatamente aí que focamos nosso trabalho aqui no Espaço SER Psicologia, procurando promover um equilíbrio e o desenvolvimento integrado dessas instâncias de cada um dos funcionários e consequentemente dos setores das empresas.
    Oferecemos além do convênio com empresas para atendimento psicológico, avaliação de clima, treinamento e workshop motivacional para funcionários de diversos cargos.
    Acreditamos que o cuidado com o funcionário, oferecendo cursos e treinamentos e até mesmo facilitando um processo terapêutico favorecem o bem estar e a felicidade do empregado, revertendo automaticamente para uma maior produtividade e, consequentemente, uma otimização no desempenho da empresa, levando a um maior desenvolvimento. 
    Estamos a disposição para qualquer esclarecimento ou mesmo para a prestação do nossos serviços.
Nathália Villela de A. Bezerra.