Espaço SER- Psicologia

MISSÃO:

Ampliar a promoção do “cuidado amoroso”¹ e o desenvolvimento humano mantendo sempre a qualidade de excelência.

Objetivos:

OBJETIVOS:

Nosso objetivo é difundir para um maior número de pessoas, uma psicologia diferenciada, focada no “cuidado amoroso”¹, para promoção do desenvolvimento emocional. Visamos não apenas oferecer atendimentos de qualidade como também ensinar aos terapeutas como cuidar do ser humano dessa forma respeitosa e amorosa.

Estratégias de atuação:

ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO:

Para buscar a nossa missão e objetivos, o Espaço SER Psicologia trabalha com dois pilares principais de atuação:

1- O primeiro é focado no cuidado oferecido a todas as pessoas, sejam clientes, alunos, profissionais etc.

1.1- Em nossos meios digitais visamos sempre trazer reflexões que possam tocar emocionalmente cada pessoa estimulando a troca de experiencias e “ampliação de fronteiras”.

1.2- No nosso Espaço físico, valorizamos sempre promover um ambiente acolhedor onde todos possam se sentir à vontade para falar de suas dificuldades e necessidades emocionais com um sentimento de familiaridade e conforto.


2- O segundo pilar é focado na educação continuada.

2.1- Constante qualificação dos profissionais da equipe do Espaço, com novas técnicas e metodologias de atuação, bem como participação de workshops emocionais para constante desenvolvimento pessoal.

2.2- Para o público em geral, mas principalmente para os Psicólogos ou alunos de graduação em Psicologia, estamos sempre criando e oferecendo atividades de qualificação, para que eles se desenvolvam não apenas teoricamente, mas também técnica e praticamente. Acima de tudo, a nossa proposta é promover um aprendizado humanizado para que os terapeutas se tornem mais humanos e amorosos com seus clientes.


Definições:

1-“cuidado amoroso”- Entendemos como cuidado amoroso o estabelecimento de uma relação acima de tudo, humanizada, de amor e respeito pela totalidade da pessoa que chega pedindo ajuda. Acreditamos que esse cuidado deve ser sem julgamentos ou preconceitos, acolhendo as dores do cliente, de uma maneira onde passamos a fazer parte dessa história para assim melhor acolher e promover o suporte terapêutico.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

Escolha o seu caminho com o coração!

     Muitas vezes escuto meus clientes dizendo: “Eu quero ser inteligente para saber escolher o melhor caminho a seguir, aquele caminho em que não vou sofrer e vou conseguir alcançar meus objetivos”.
     Geralmente eu respondo que a inteligência é muito importante para nos dar algum direcionamento, mas que nada faremos sem ouvir nossos sentimentos e nossa “inteligência emocional”, pois obstáculos sempre vão aparecer.
    Como Gestalt terapeuta, acho essencial construir com meus clientes a possibilidade de dar voz ao seu corpo, seus sentimentos e sensações e assim não poderia concordar apenas com uma possibilidade racional.
    Essa semana lendo o livro: “Felicidade em poucas palavras” do autor: Andrew Matthews, li uma frase que confirmou teoricamente minhas idéias e resolvi dividir com todos vocês para uma reflexão:
    “Buscar a realização de um sonho não é garantia de um caminho sem dificuldades.
A vida costuma nos trazer um número cada vez maior de desafios.
Assim partimos em uma viagem externa, que dá início a uma jornada interna.
É quando temos a chance de florescer - para descobrir quem somos de verdade”.
    Ou seja, quanto mais formos capazes de estar em contato com nós mesmos e nosso corpo, mais fácil será lidar com o mundo externo, pois teremos certeza do que queremos e qual caminho escolhemos seguir.
    Pra mim uma das bases da Gestalt terapia.
    Se quiser saber mais sobre o assunto entre em contato conosco pelo e-mail: serpsicologia@yahoo.com.br.
    Um ótimo final de semana a todos!

Nathália Villela de A. Bezerra

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Disfunções Sexuais.

      No dia 02 de Abril, foi a estréia da minha coluna “A Psicologia ao Alcance de Todos” dentro do programa “Musical Classe A” na Rádio Bandeirantes.
Nesse quadro, eu respondo a perguntas dos ouvintes sobre qualquer assunto ligado a psicologia.
Na última sexta, respondi algumas perguntas sobre disfunções sexuais.
A maioria das perguntas foi de homens que segundo os próprios “sofrem com a impotência”.
Descartando as questões físicas e orgânicas, o fator da “impotência” é psicológico e na maioria das vezes, está ligado ao controle e à necessidade exagerada de “ter que dar conta do serviço”.
Lowen, um dos autores principais da Bioenergética, explica que a tensão liberada no ato sexual é capaz de liberar também toda a tensão acumulada no corpo, mas em contra partida, quanto mais tensa estiver a pessoa, mais difícil será alcançar o nível máximo de prazer e liberação dessa tensão.
A primeira tensão que pode ser minimizada é com relação ao mito. A impotência  em nada tem a ver com o fato da pessoa ser ou não homem, muito pelo contrário, todos que se dispões a falar e cuidar das suas dificuldades se mostram muito homens. Por esse motivo, hoje usamos mais o termo “ Disfunção Erétil”.A terapia é necessária e essencial para a melhora dos sintomas e até para a “cura” do problema, pois lidará com todos os aprendizados, sentimentos (raiva etc.), medos e “deverias” (regras) que influenciam nesses casos.
As mulheres apresentam as mesmas dificuldades, só que com sintomas diferentes como falta de desejo sexual etc.
Relaxar, admitir seu nervosismo e buscar ajuda profissional é sempre o melhor remédio.
Se você ainda tem alguma dúvida ou quiser alguma ajuda sobre esse ou outros assuntos da psicologia, fale conosco.
Mande um e-mail para serpsicologia@yahoo.com.br
Responderemos assim que possível e podemos também criar um post para melhor explicar o assunto. Sempre com sigilo absoluto.
      Estamos à disposição também com uma equipe de profissionais para atendimentos psicológicos.

Nathália Villela de A. Bezerra

 Bibliografia: LOWEN, Alexander; Bioenergética; Ed Summus, 1982.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Como Buscar a Felicidade?

Em comemoração a Páscoa, gostaria de dividir com vocês meu novo artigo que fala da vida e a busca da alegria e felicidade.


Como Buscar a Felicidade?

           Nathália Villela de A. Bezerra.



Ao me preparar para escrever esse artigo, não pude deixar de pensar no tema que atualmente mais escuto falar em meu consultório que é “a busca pela felicidade”. Todos, em sua grande maioria, estão procurando ser feliz. Até aí, nenhuma novidade. O que tem me chamado atenção neste processo é a forma como as pessoas estão fazendo isso.

           O Ser Humano está sempre sonhando e desejando muitas coisas. Alguns querem bens materiais, como casa, carro ou dinheiro. Outros têm desejos mais do campo emocional, querem conseguir um amor, ou sonham em casar, ter filhos. Existem também aqueles que querem tudo isso.

Curiosamente, tenho visto que as pessoas estão ficando cada vez mais infelizes enquanto buscam a felicidade. Você deve estar se perguntando como é possível, pois aparentemente isso realmente não faz muito sentido.

Atualmente, talvez pela cultura de consumo, ou pelos padrões sociais utópicos, as pessoas querem sempre coisas novas e mais complexas. Ficam tão preocupados e focados no objetivo, que perdem todo o processo e com isso, além de ser mais difícil e demorado atingir o alvo, seu sofrimento durante este caminho também se torna muito maior.

Quantas vezes vejo no meu consultório, pessoas presas somente no que não conseguiram alcançar, deixando de aproveitar cada passo já vencido. Geralmente, quando se dão conta do tamanho da mudança que ainda terão que fazer para atingir o seu objetivo, ficam desesperadas, pois o problema parece enorme.

Depois que conseguem se organizar e traçar o caminho para alcançar o que gostariam de fazer, o problema desse momento é que parece muito difícil de conquistar. Ao conseguirem a primeira vitória em seu processo, acreditam que isso não vai durar e quando finalmente alcançam o resultado desejado, ao invés de comemorar e relaxar um pouco, pensam automaticamente no próximo objetivo e esse ciclo volta a se repetir sem uma comemoração ou até mesmo uma apreciação, e assim acontece dia após dia.

Tenho reparado que este padrão de estar “sempre em busca” está atingindo a todas as gerações. Os pais, por estarem nesse caminho cíclico, não ensinam seus filhos a serem felizes, a aproveitarem cada momento de suas vidas e dar cada passo, um de cada vez. Não posso afirmar com certeza, mas imagino que esta forma atual de sempre querer mais, esteja influenciando em muito, o aumento de doenças como depressão, crises de ansiedades e até mesmo o “Bullying” na infância, já que essas crianças também estão infelizes.

Algumas vezes, todos têm que desacelerar e se permitir um tempo para olhar para dentro de si mesmo. Permitir-se atender seus desejos menores, passear, fazer uma terapia, ou até mesmo ler essa revista, o que já pode ser um presente para você. Permita-se realmente aproveitar esse momento e ter a certeza de que você merece e está conseguindo se dar isso.

Uma terapia, por exemplo, é uma ótima oportunidade de se presentear com um espaço na semana só para você, pois além de ser um tempo só seu, ele é potencializado pela presença de um profissional, que está ali para também ficar com o foco só em você, auxiliando-o a resolver suas questões e dessa forma viver melhor.  

Qualquer momento para curtir e aproveitar alguma coisa da qual você gosta pode ser muito proveitoso, basta não ficar pensando no que está deixando de fazer, ou nos problemas que estão por vir e sim se permitindo viver inteiramente nesta situação, comemorando cada passo dado e cada pequena vitória atingida.

Vários clientes já me disseram que a vida é uma guerra. Será que tem que ser sempre assim?

Mesmo nos momentos mais difíceis, toda guerra é composta de várias batalhas. Será que não podemos comemorar também as vitórias conseguidas e não apenas sofrer e aprender com as derrotas? Será que não podemos valorizar os amigos que fazemos e os lugares que conhecemos durante esse processo?

Encerro esse artigo com perguntas e não com respostas para propor uma reflexão e avaliação de como viver melhor a cada dia.

Será que conseguimos nos permitir SER FELIZ?

                                     

Espaço SER Psicologia, (21) 2256-5055 e (21) 8811-4276, Copacabana, RJ.

Nathália Villela de A. Bezerra- Coordenadora do Espaço SER Psicologia, Psicóloga, Gestalt terapeuta, terapeuta de casal, família e grupos, Psicóloga colunista do programa “ Musical Classe A” da Rádio Bandeirantes, professora e supervisora clínica.

Venha conhecer nosso Espaço, saber mais das atividades ou tirar dúvidas.